O Mercedes CLA reconquistou a coroa na categoria 'Pequeno Familiar', tendo sido considerado o modelo com melhor desempenho de todos os 55 que foram alvo da avaliação do EuroNCAP.
O modelo alcançou uma pontuação superior a 90% em três das quatro áreas de segurança testadas, e obteve a melhor classificação geral de 2019.
A EuroNCAP destaca ainda o facto de outros cinco modelos da Mercedes, lançados este ano, terem conseguido a classificação máxima de cinco estrelas.
Pode afirmar-se que a Tesla foi também uma das grandes vencedoras este ano, com o Model X e o Model 3 a colocarem-se no topo da classificação em três categorias.
O Tesla Model X foi o vencedor, em 2019, na categoria 'Grande Off-Road (SUV)', com o SEAT Tarraco em segundo lugar.
O Tesla Model 3 foi coroado como o melhor na categoria 'Eléctrico & Híbrido', confirmando no terreno o sucesso que está a ter junto do consumidor.
Na categoria 'Grande Familiar', partilhou o primeiro lugar com o BMW Série 3.
Todavia, embora o BMW Série 3 tenha dividido a vitória com o Tesla Model 3 na categoria 'Grande Familiar', vista a classificação ao pormenor, o modelo germânico foi melhor.
O BMW Série 3 venceu nas divisões 'Ocupante Adulto', 'Ocupante Infantil' e 'Peão', perdendo apenas no 'Assistente de Segurança' para o Tesla Model 3.
Na categoria 'Pequeno SUV/MPV', a Subaru venceu com o novo Forester.
Segundo o EuroNCAP, o modelo revelou um excelente desempenho geral face aos 'crash tests' a que foi submetido.
Na competitiva categoria 'Compacto', o Renault Clio partilhou com o Audi A1 a vitória.
Num segmento de mercado onde estão praticamente todas as marcas, o construtor francês mantém a sua intransigência em relação à segurança.
O mesmo acontece com o compacto Audi A1, que foi vencedor nesta categoria.
Aliás, o EuroNCAP aponta para o facto de continuarem a haver muitos modelos classificados com três e quatro estrelas neste segmento.
Estes são os carros mais seguros de 2019 para a EuroNCAP

A Euro NCAP revelou esta quarta-feira quais os carros mais seguros em 2019, considerando o ano que agora findou o melhor de todos na história da entidade europeia.

Primeiro ponto assinalado pela entidade europeia? Dos 55 exemplares que passaram pela sua "mesa de testes", 41 conseguiram atingir a pontuação máxima!

Os carros a "concurso" estavam distribuídos pelas categorias de 'Grande Familiar', 'Grande Off-Road (SUV)', 'Pequeno Familiar', 'Pequeno SUV/MPV', 'Compacto' e 'Híbrido & Eléctrico'.

Para definir o 'Melhor da Classe', é feita o cálculo ponderado das pontuações obtidas por cada modelo nas quatro divisões de avaliação: 'Ocupante Adulto', 'Ocupante Infantil', 'Peão' e 'Assistente de Segurança'.

A soma é depois usada como base para a comparação dos veículos. Cada modelo é qualificado para o 'Melhor da Classe' baseado apenas na classificação conseguida com os equipamentos de segurança padrão. Classificações adicionais, tendo por base equipamentos opcionais, são excluídas.

Veja na nossa fotogaleria os modelos que mais se distinguiram nos ‘crash tests’ realizados pela Euro NCAP.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque